Direcionar

Procurando algo?

29 de out. de 2007

Ferrari revela a FXX Evoluzione




Marca italiana vai além e cria versão aperfeiçoada do superesportivo

A Ferrari é uma das montadoras de esportivos de luxo mais famosas da história – talvez, até, a mais famosa. No entanto, quando se pensa que não há nada mais a melhorar nos prestigiados modelos vermelhos, eis que surge a FXX Evoluzione.

Versão modificada da Enzo, a FXX original foi apresentada em junho de 2005. Naquela oportunidade, a Ferrari divulgou que apenas 20 clientes especiais – que teriam todo o suporte da fábrica para andar em Fiorano e em circuitos do mundo inteiro e dar suas opiniões para o desenvolvimento do modelo – poderiam comprar o carro, homologado apenas para andar nas pistas de corrida. Agora, a marca apresenta a evolução da FXX, exibida neste último fim de semana na corrida Ferrari World Finals, em Mugello, Itália.

Como o próprio nome indica, o modelo é o resultado do programa FXX, que foi estendido até 2009 e visa trabalhar junto aos felizardos – e certamente multimilionários – donos de Ferrari para utilizar as informações adquiridas no desenvolvimento de novas tecnologias.

Os engenheiros de Maranello usaram as informações coletadas nos 16 500 km de testes feitos em 2006 e nos 18 500 km de testes realizados em 2007 para diminuir o tempo da volta da FXX em Fiorano de 1minuto e 18s para 1 minuto e 16s.

Tudo isso é conseguido graças ao motor 6.3 l V12 com 873 cv de potência a 9 500 rpm, rodas aro 19” com pneus especiais e freios de cerâmica que agora duram o dobro do tempo devido à nova geometria de suspensão e aerodinâmica.

Além dos clientes, a Ferrari também cita um importante personagem que ajudou no desenvolvimento da FXX até a versão Evoluzione. Seu nome: Michael Schumacher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário