Direcionar

Procurando algo?

30 de jan. de 2008

iPhones desbloqueados já chegam a 1 milhão!

Cerca de 1 milhão de celulares multimídia iPhone –- ou 27% dos aparelhos vendidos em 2007 — estão desbloqueados, tornando-se compatíveis com a operadora de telefonia móvel que seus usuários bem entenderem, estimam analistas. A Apple fechou contratos de exclusividade com operadoras, caso da AT&T nos EUA, para garantir que os usuários do iPhone só contratassem os serviços dessas empresas.

iPhone

A Apple, lembra a agência “Dow Jones”, afirma ter vendido 3,7 milhões de aparelhos até o final de 2007, enquanto a AT&T diz ter habilitado cerca de 2 milhões de telefones celulares da empresa de tecnologia. Sobram 1,7 milhão. Alguns deles foram vendidos na Europa, seguindo contratos de exclusividade com outras operadoras – de 300 mil a 400 mil, estimam os analistas –, e outros estão nos estoques, esperando habilitação.

Considerando todos esses fatores, os analistas acreditam que sobram 1 milhão de telefones celulares desbloqueados. Segundo a agência de notícias Reuters, executivos da Apple admitiram na semana passada que a quantidade desses aparelhos era “significante”, mas se recusaram a divulgar algum valor. Até pouco tempo atrás, analistas estimavam que esse a porcentagem de desbloqueio não ultrapassava 20% de todos os iPhones vendidos.

A grande quantidade de aparelhos desbloqueados preocupa a Apple, porque a empresa recebe parte do valor cobrado pelos serviços da AT&T, sua maior parceira na venda dos telefones celulares.

Toni Sacconaghi, analista da Bernstein Research, fez para a Reuters uma estimativa. Caso 30% dos 10 milhões de iPhones que a Apple planeja vender até o final do ano fiscal de 2008 sejam desbloqueados, a empresa deixará de ganhar US$ 500 milhões. “Além das implicações financeiras, acreditamos que a grande quantidade de aparelhos desbloqueados represente um significante dilema estratégico para a Apple”, afirmou.

Fonte: G1(Globo.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário