Direcionar

Procurando algo?

23 de fev. de 2008

Recarregar o celular ou iPod com uma blusa?

Cientistas americanos desenvolveram um tecido de microfibra que gera sua própria eletricidade, criando corrente suficiente para recarregar um celular ou manter um pequeno MP3 player sempre com energia.

Se utilizado na fabricação de uma blusa, o tecido poderá simplesmente arrecadar energia de seu portador através do andar ou até de uma leve briza, resportou o jornal Nature.
O nanogerador de base fibrosa poderá ser uma maneira simples e econômica de captar energia dos movimentos físicos” declarou Zhong Lin Wang, que lidera o estudo do Instituto de Tecnologia da Georgia.

O nanogerador se aproveita das propriedades semicondutoras do nanofios de óxido de zinco - pequenos fios mil vezes menores que um fio de cabelo humano - agregados no tecido.

Até agora Wang demonstrou o princípio e um pequeno protótipo. “Nossas estimativas mostram que podemos ter mais de 80 milliwatts por metro quadrado desse tecido. É energia suficiente para manter um pequeno iPod ou carregar a bateria de um celular”, disse o cientista.

Um dos grandes problemas é que óxido de zinco se degrada quando molhado. A equipe de Wang está trabalhando em um processo de revestimento para proteger o tecido na hora da limpeza e da chuva.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário