Direcionar

Procurando algo?

25 de fev. de 2008

Retoque suas imagens

A popularização das câmeras digitais revolucionou a fotografia doméstica. Além da drástica redução no custo (adeus filmes de 36 poses), a flexibilidade proporcionada pelo sistema mudou a forma como fotografamos e encaramos a fotografia. Clique à vontade e revele só o que quiser, ou não revele nenhuma e coloque tudo na internet.


Uma das muitas vantagens é a possibilidade de editar as imagens. Há apenas 10 anos as fotos escuras, mal-enquadradas ou tremidas tiradas durante as férias eram relegadas à lixeira. Mas hoje há programas que possibilitam corrigir estes problemas e transformar acidentes em cliques dignos de um porta-retratos na mesa. As opções são muitas: quando se fala em edição de imagens, o Adobe Photoshop é o primeiro nome que vem à cabeça. Mas embora extremamente poderoso, ele não é um software para o usuário doméstico, tanto pelo seu alto custo quanto pela complexidade.


Alternativas mais adequadas, como o Picasa do Google e iPhoto da Apple, permitem corrigir as fotos muito mais rapidamente e são mais baratas: o Picasa está disponível para download gratuito, e o iPhoto é parte do conjunto de aplicativos iLife, que vem com todo Mac.


Recentemente surgiu na rede uma nova alternativa em edição de imagens. É o Picnik, da Picnik, Inc. Muito fácil de usar, ele tem praticamente todos os recursos de edição do Picasa e iPhoto, é gratuito (com alguns recursos “Premium” opcionais), tem versão em português e uma vantagem imbatível: é um aplicativo web. Para usá-lo, você não precisa instalar nada em seu computador, basta abrir o navegador e ir até www.picnik.com. Dá para retocar suas imagens de qualquer lugar, até mesmo do cybercafé, antes de mandá-las para a rede. E como é um software web ele funciona da mesma forma tanto em PC com Windows, com Linux ou Macs.

www.picnik.com.



Nenhum comentário:

Postar um comentário