Direcionar

Procurando algo?

19 de mar. de 2008

Captura de tela no iPhone

Screenshot no iPhoneQuem escreve sobre tecnologia sabe que capturar telas é uma necessidade constante. Nos meus tempos usando Windows no trabalho eu precisava capturar diversas telas todos os dias para mostrar os erros nos aplicativos que estava testando para o pessoal de desenvolvimento e para documentar o progresso. Como não podia usar aplicativos de terceiros instalados na máquina, a saída era usar o Print Screen do Windows e o Paint para editar as imagens. Talvez existisse alguma maneira mais fácil, mas como Windows não é minha praia eu fazia assim mesmo.

No OS X a função é integrada no sistema e basta usar Shift+Command+3 para capturar a tela toda ou Shift+Command+4 para capturar apenas parte da tela, sendo possível usar a barra de espaço se você quiser selecionar uma janela específica.

Para o iPhone a situação era um pouco diferente, e era necessário usar aplicativos de terceiros para capturar a tela, mas uma preferência do SpringBoard.app, aquele que controla a tela principal do iPhone, mostrava que havia uma maneira mais fácil. Era só uma questão de descobrir a combinação certa de teclas, e ontem o Rip Dev postou no fórum Hackint0sh a receita e um link para a modificação no arquivos de preferências que permite o uso dessa função. Segundo os comentários isso só funciona em aparelhos com firmware 1.1.3 ou superior, e para habilitar é necessário adicionar o repositório http://repository.ripdev.com no Installer.app e instalar o aplicativo Apple Screenshot Enabler. Com isso feito basta manter o botão Home pressionado e mover o botão logo acima do volume, aquele que coloca o iPhone em modo silencioso. As imagens são salvas na galeria da Câmera em formato TIFF, o que as deixa bem grandes, mas imagino que seja possível alterar isso nas preferências do SpringBoard

Nenhum comentário:

Postar um comentário