Direcionar

Procurando algo?

20 de abr. de 2008

Arquivo de música é comprimido em tamanho 1.000 vezes menor do que MP3


Pesquisadores da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nova forma de compactação de músicas que reduz o tamanho do arquivo em até 1.000 vezes em relação a um arquivo MP3.

Quase perfeito

Os pesquisadores demonstraram a nova forma de compactação musical codificando um solo de clarineta de 20 segundos em um arquivo de apenas 1 Kbyte. A reprodução ainda não é perfeita, mas os pesquisadores afirmam estar chegando lá.

O programa por enquanto é específico para a clarineta, e se baseou em um estudo exaustivo da física do instrumento e do músico, incluindo a velocidade de movimento dos dedos e a força com que os lábios são pressionados a cada nota.

Clarineta virtual

Com estes dados, a equipe do professor Mark Bocko construiu tanto uma clarineta virtual - um instrumento virtual construído a partir das medições acústicas do ambiente real - quanto um músico virtual - neste caso um músico que toca apenas clarineta.

A seguir o programa elimina do som originalmente gravado todas as partes que não estão contempladas no modelo virtual, considerando que, se o músico e o instrumento somente têm seu comportamento alterado na velocidade com que os dedos e a boca do músico se movem, então o restante do som não deve ser essencial.

O resultado não é perfeito, embora represente de forma razoável o som original. Ouça o som original e o som compactado pelo novo algoritmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário