Direcionar

Procurando algo?

9 de mar. de 2009

Acessório japonês permite usar 'caretas' para controlar iPod


Aparelho deve chegar ao mercado em até três anos, diz inventor.Sistema lê mudanças no canal auricular provocadas por expressões faciais.

Sistema lê mudanças no canal auricular provocadas por expressões faciais.
Aparelho deve chegar ao mercado em até três anos, diz inventor.

Jovem demonstra funcionamento do 'Mimi Switch'. (Foto: Divulgação)

Piscar, sorrir ou franzir as sobrancelhas podem, em um futuro próximo, mudar a música que está tocando em seu iPod. Graças a um aparelho criado no Japão, gestos faciais devem se integrar aos tocadores de MP3 ou mesmo outros aparelhos eletrônicos.

Quem vê o equipamento não é capaz de diferenciá-lo de um par de fones de ouvido comuns. A engenhoca, no entanto, é dotada de sensores de luz infravermelha, utilizados para detectar mudanças minúsculas do formato do ouvido provocadas por diferentes expressões faciais.

Batizado de "Mimi Switch", o fone é conectado a um chip capaz de controlar aparelhos eletrônicos. Na prática, o equipamento funciona como um controle remoto, mas sem a necessidade de usar as mãos.

"Acreditamos que, em breve, você poderá acender ou apagar as luzes de sua casa ou até mesmo interromper o ciclo de sua máquina de lavar ao mostrar a língua ou mordiscar os lábios", afirma Kazuhiro Taniguchi, da Universidade de Osaka, no Japão, responsável pela equipe que inventou o equipamento. (vi no G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário