A montadora apresenta os motores e níveis de acabamento do renovado hatch.
“O novo Fiesta é um marco para a Ford. Ele é o nosso mais importante veículo global desde o modelo T e carrega consigo o futuro para o desenvolvimento de novos produtos da marca.” É por essa forte declaração de Marin Buela, diretor executivo de carros pequenos da Ford Europa, que podemos ter uma idéia de como a montadora norte-americana aposta todas (ou pelo menos grande parte) de suas fichas na mais recente geração do modelo, que já possui mais de 30 anos de carreira.
Neste ano, a quinta geração do Fiesta será oferecida primeiramente na Europa com seis opções de motor, entre as movidas a diesel e a gasolina. Os propulsores de entrada serão os três integrantes da família ECOnetic, que começam no 1.25 l a gasolina com 60 cv de potência até o 1.4 l com
96 cv, que poderá ser equipado com câmbio automático. O bloco mais potente será o 1.6 Duratec Ti-VCT, que desenvolve 120 cv e será utilizado na versão esportiva Zetec S. Com ele, o Fiesta concilia bom desempenho (aceleração de 0 a 100 km/h, por exemplo, em 9s9) com uma média de consumo na casa dos 16,9 km/l.
As motorizações a diesel englobam o 1.4 Duratorq e o 1.6 Duratorq TDCi, este equipado com filtro de particulados para o combustível e com alguns ajustes na central de controle da injeção eletrônica, que resultam em uma emissão de 99 g/CO2 por quilômetro quadrado. Outra informação fornecida pela Ford nesta sexta-feira (11) diz respeito aos nomes dos diferentes acabamentos da linha Fiesta. São eles: Studio, Style, Style Plus, Zetec, Zetec S e Titanium.
De acordo com a montadora, a carroceria está mais rígida, o que tornará o Fiesta “uma opção interessante para quem procura diversão ao volante”. Abertura interna do bocal do tanque de combustível, travamento das portas a distância (keyless) e botão “Ford Power” para partida do veículo serão itens de série em todos os pacotes de acabamento. Para as versões mais equipadas, Zetec e Titanium, estão reservadas algumas novidades, como um conjunto de projetores que fornecem uma iluminação vermelha para o interior. Como opcional de destaque encontra-se o Ford Human Machine Interface, um computador de bordo com uma tela de 3,5” que permite controlar as principais funções do carro.
O novo Fiesta será fabricado, em um primeiro momento, na planta alemã da Ford em Colônia, com o início das vendas previsto para outubro no continente Europeu. Ele também será exportado para a Ásia e África do Sul. Nos EUA, China e Austrália, chegará por volta de 2010 e contará com uma carroceria sedã. Não se sabe se o Fiesta mostrado nas fotos chegará também ao Brasil como sucessor do modelo vendido aqui atualmente. Tudo indica que um novo carro será desenvolvido com base nele para vendas no mercado local.
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