Direcionar

Procurando algo?

14 de jan. de 2008

Cinco Recursos do Firefox 3

ff1. Downloads mais fáceis.
O antigo gerenciador de downloads era muito útil, mas a Mozilla fez alguns ajustes interessantes na nova versão. Ele agora lista não só o nome do arquivo, mas também a URL de onde foi baixado, e inclui um ícone que leva à informação sobre quando e onde você o baixou. O link Remove foi eliminado do gerenciador de downloads – agora você tem que clicar com o botão direito do mouse para deletar uma listagem. O recurso novo realmente bacana é a capacidade de reiniciar um download que foi interrompido abruptamente por falhas de software ou do sistema. Testamos usando o gerenciador de tarefas para fechar o firefox.exe durante um download. Ao abrir o Firefox de novo, o gerenciador de downloads reiniciou o download como se nada tivesse acontecido.

2. Barra de endereços aprimorada
A Mozilla também melhorou a função ‘autocomplete’ da barra de endereços (que a Mozilla chama de “barra local”) e precisamos admitir: ela é fantasticamente útil. No Firefox 3 Beta 2, a função autocomplete não apenas oferece uma lista das URLs que você visitou, como também inclui sites que estão na sua lista de favoritos. Você recebe uma lista clara de URLs e nomes de sites em texto grande e fácil de ler, com a frase digitada sublinhada. É muito fácil encontrar e retornar àquele web site “semi-lembrado” que você visitou alguns dias atrás.

3. Organizador de favoritos funcional
Por falar em favoritos, as barras laterais e os gerenciadores de histórico/favoritos foram substituídos – ou melhor, reforçados – por um único Places Organizer, que utiliza o familiar formato de árvore na esquerda/lista na direita do Windows Explorer. Ele oferece uma maneira simples e rápida de ler e gerenciar o histórico e os favoritos – incluindo a capacidade de editar imediatamente o nome, o local e as tags de um favorito, em vez de ter que entrar na caixa Propriedades .

4. Favoritos simplificados
Na realidade, existem poucos recursos novos relacionados a favoritos. Alguns deles são pequenos, mas extremamente úteis. Agora você pode criar um favorito rapidamente com um duplo clique em uma estrela que aparece no lado direito da barra de endereços. Você também pode acrescentar tags para seus favoritos, o que funciona muito bem como uma ferramenta organizacional. Há ainda uma nova pasta chamada Smart Bookmarks na barra de ferramentas. Ela oferece três categorias de favoritos -- Most Visited, Recently Bookmarked e Recent Tags – e é povoada automaticamente durante as sessões na web. Uma única crítica: uma lista Recently Visited também seria útil, mais até do que uma lista de sites que foram recém-marcados como favoritos.

5. Melhor gerenciamento de memória
Muitos fãs do Firefox já consideraram retornar ao Internet Explorer por causa de problemas com memória. Depois de algumas horas acrescentando e soltando tabs, o Firefox facilmente devora cerca de 200 MB de memória. Era necessário fechar o programa para evitar que outros aplicativos travassem. Ainda mais porque o pessoal da Mozilla negava que isso fosse um problema.

De qualquer forma, este bug parece ter sido resolvido. A Mozilla anunciou que a nova versão lida melhor com o uso de memória. Nos testes, abrimos o Firefox 3 beta e o atual do Firefox 2.0.0.11 em sistemas diferentes. O uso de memória inicial da versão atual (com add-ons desativados) foi de 25.740KB, cerca de 100 KB a menos do que os 25.848KB do novo beta. Depois abrimos cinco tabs em ambas as versões, executamos um vídeo do YouTube de dois minutos e fechei tudo, exceto a home page inicial. Nesta altura, o Firefox 3 Beta 2 estava utilizando 46.296KB de memória – 2.500KB menos do que os 48.968KB que o Firefox 2 estava utilizando.

Não é um teste abrangente ou conclusivo, mas, se esta tendência se estender ao uso no longo prazo, dá para concluir que a nova versão do Firefox deverá consumir muito menos memória do que a anterior.

FONTE: PCWORLD

Nenhum comentário:

Postar um comentário