Direcionar

Procurando algo?

18 de mar. de 2008

Lançado o Windows Vista SP1

Atualização para o sistema operacional da Microsoft traz melhorias no desempenho e segurança, e medidas para combater a pirataria

Rafael Rigues

A Microsoft disponibilizou hoje para download a versão final do Windows Vista Service Pack 1 (SP1), um pacote de correções e melhorias para seu mais recente sistema operacional. O arquivo, com cerca de 435 MB, pode ser baixado no Microsoft Download Center, ou através o serviço de atualizações automáticas (Windows Update).

No momento o pacote está disponível apenas nos idiomas inglês, francês, alemão, japonês e espanhol. A versão em Português será lançada ainda no primeiro semestre deste ano, junto com as versões em Chinês, Coreano, Holandês, Italiano, Russo e Sueco. No total, o software estará disponível em 31 idiomas.

Segundo a Microsoft, o Windows Vista SP1 agrupa tanto atualizações para o sistema operacional já disponibilizadas via Windows Update desde seu lançamento, em Janeiro de 2006, quanto novas correções desenvolvidas como resposta a feedback de usuários e parceiros.

Para o usuário final, as mudanças visíveis são poucas: mais estabilidade, com a solução de problemas que poderiam causar "crashes" no sistema, melhor desempenho na cópia de arquivos (25% mais rápido na cópia entre discos locais, até 50% na cópia via rede em máquinas com o SP 1), melhor desempenho ao lidar com arquivos multimídia (até 50% menos tempo para abrir imagens muito grandes), mudanças no sistema de segurança e suporte a algumas novas tecnologias.

E para os piratas, uma má notícia. O Windows Vista SP 1 elimina dois "furos" usados para permitir a instalação e uso do sistema sem um número de licença e código de ativação válido: o primeiro deles simulava a execução em uma máquina com uma BIOS OEM pré-ativada, fazendo o sistema pensar que era uma cópia "original de fábrica". O segundo envolvia a reprogramação do "timer" (temporizador) que permite experimentar o sistema gratuitamente por até 30 dias após a instalação: piratas haviam encontrado formas de fazer o timer expirar apenas em 2099, permitindo o uso livre do Windows vista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário