Direcionar

Procurando algo?

6 de abr. de 2008

Tocadores de MP3 com capacidade mil vezes maior

ReproduçãoUma pesquisa da Universidade de Rochester (EUA)pode aumentar ainda mais a capacidade dos tocadores de MP3: Mark Rocko, pesquisador da Faculdade de Engenharia Elétrica da universidade, comprimiu um solo de clarinete num arquivo de menos de 1 kB. Isso mesmo, 1 kB.

A descoberta foi divulgada hoje na Conferência Internacional de Acústica e Processamento, sediada em Las Vegas. Isso foi possível por dois motivos: os pesquisadores estudaram a física envolvida na reprodução da música e estudaram os movimentos usados pelo clarinetista.

"É quase como reproduzir música como um ser humano", explica o professor. Ao estudar o processo de reprodução das músicas, a equipe de Rocko criou um arquivo para "guiar" o computador na hora de tocar a música.

Então, um computador com a "cópia" dos instrumentos - os samplers - utiliza esse "mapa" para reproduzir a canção. Para que isso fosse possível, o computador teve de aprender todas as variáveis que influenciam na sonoridade do instrumento: a pressão na boquilha, a maneira como o som se propaga no ar e outros aspectos da técnica musical.

Ainda não é um método perfeito: o computador não aprendeu nunaces como mudar a posição da boca para conseguir uma nota diferente. Mas em composições com notas claras, o "músico cibernético" já funciona bem.

Fonte: GigaBlog

Nenhum comentário:

Postar um comentário