Direcionar

Procurando algo?

22 de dez de 2008

Fraudes pela internet aumentam no Natal

O Natal é um dos períodos no qual o consumo aumenta, e o comércio na internet é o alvo perfeito para as fraudes on-line, sobretudo com pessoas mais descuidadas com o computador. A afirmação provém da empresa espanhola de segurança digital S21sec.

Segundo a empresa, novembro e dezembro do ano passado foram os meses nos quais mais ocorreram fraudes na rede.

"Dos 1.644 casos de fraude registrados pela S21sec em 2007 nas principais instituições financeiras e comerciais na América Latina e Espanha, 331 aconteceram durante o mês de dezembro", disse a empresa, em comunicado publicado no site da CNN.

A empresa dá cinco conselhos para sair ileso aos ataques desta temporada de festas no final do ano.

  • Evite abrir anexos. A maior parte dos cumprimentos de Natal está ligada a um endereço da web da empresa que o felicita. Não abra qualquer anexo ou efetue qualquer download.
  • Em caso de qualquer dúvida, apague o arquivo. Se você observar algo que pareça suspeito, cujo conteúdo você não confia, não hesite em apagar. A opção é bem melhor do que ser infectado por vírus.
  • Conheça as páginas nas quais você navega. Seja precavido na hora de navegar e utilize softwares de segurança que alertem para conteúdos fraudulentos.
  • Defina a sua busca. Apesar do fato da maior parte das fraudes serem feitas por meio de cumprimentos de Natal em cartas simples, que parecem inofensivas, sempre há alguns detalhes que revelam um possível crime: nomes ou palavras com grafia errada, remetentes desconhecidos, nomes ocultos ("um admirador", "um amigo", etc.), ou uma URL esquisita.
  • Leia sempre letras pequenas antes de aceitar qualquer coisa. Algumas felicitações contêm, dentro das suas condições específicas, o reenvio automático do e-mail por meio da lista de contatos do usuário.
Via:Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário